Como vender roupa infantil: 8 dicas essenciais para você aumentar suas vendas
Como vender roupa infantil: 8 dicas essenciais para você aumentar suas vendas
O Brasil possui um dos maiores setores varejistas de roupas no mundo, e a tendência é que ele cresça ainda mais nos próximos anos. Entretanto, todo esse crescimento acaba criando um ambiente altamente competitivo.
Com o segmento da moda infantil não seria diferente, ele cresce em uma média de 6% ao ano e cada vez mais se mostra uma ótima escolha para quem já investe no atacado de roupas infantis.
Você está pronto para ver como vender roupa infantil e se destacar diante da concorrência?
Neste artigo, você vai aprender a resolver esse problema por meio de dicas e soluções práticas para fazer com que a sua loja de roupas infantis venda ainda mais. Vamos lá!
Por que ter uma loja virtual é essencial para o seu negócio?
O e-commerce cresce todos os anos, e, segundo dados do Sebrae sobre o setor de serviços, só em 2016 o faturamento foi de R$ 44,6 bilhões.
É por isso que surgiu o “m-commerce”, uma variação do e-commerce, porém voltado para os dispositivos móveis. Você, com certeza, já viu lojas vendendo diretamente pelas redes sociais ou por de aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, certo?
Como as pessoas vivem coladas em seus smartphones e as redes sociais estão ainda mais presentes em suas vidas, encontrar o produto que elas querem dentro desses aplicativos é o fator essencial para o sucesso da sua loja.
Como vender roupa infantil: lojas física e virtual
Loja física
Crie ambientes diferentes em sua loja
Setorizar sua loja física ou virtual é uma ferramenta de marketing que ajuda bastante o cliente na hora da compra.
Idade
Setorizar sua loja por faixa etária facilita bastante a vida dos clientes e também a sua. Sem falar que mostra sua preocupação em oferecer uma variedade de peças e estilos a diferentes idades.
Coleção
Por ano temos oficialmente 2 coleções, primavera-verão e outono-inverno, mas, na prática, os fornecedores lançam novas coleções de roupas a todo momento, sempre respeitando a estação.
Organize sua loja com as novidades de cada estação logo na entrada, para que seja seu cartão de visitas, e na loja virtual você pode inserir um pop-up sobre a nova coleção.
Tecidos e peças
É muito comum criar ambientes pensando em peças de roupas específicas ou nos tecidos. Por exemplo, você pode criar um ambiente só para calças jeans infantis, no qual o cliente pode ir diretamente e escolher aquela que mais gostar.
Promocional
Você também pode criar um ambiente específico para as peças em promoção, criando um atrativo a mais para os seus clientes.
Monte uma vitrine que valorize seus produtos
As vitrines, sejam elas físicas ou virtuais, exercem um grande poder de persuasão nos clientes, por isso é muito importante mantê-las sempre atualizadas e atrativas. Na loja física, o ideal é que sempre haja looks completos, para que o cliente possa “sentir” a coleção, e também a indicação do preço de cada peça.
Montar cenários criativos pode ser uma boa opção, como um céu com nuvens de algodão, várias plantinhas ou até uma cafeteria – sua imaginação é quem manda.
Tenha variedade de peças para crianças e pré-adolescentes
Assim como qualquer adulto, crianças e adolescentes também gostam de sentir bem com aquilo que vestem. Está enganado quem pensa que eles não têm personalidade e só vestem aquilo que os pais mandam.
É importante ter uma variedade de peças na sua loja, isso acaba sendo um grande diferencial para seu negócio, pois as crianças e seus pais podem escolher roupas para momentos diferentes, em uma mesma compra.
Tenha produtos exclusivos
Montar uma loja virtual para vender roupa infantil requer alguns diferenciais, e um deles é oferecer produtos exclusivos aos seus clientes. Tudo vai depender da sua relação com seu fornecedor e também de quão disposto você está para procurar roupas infantis que apenas sua loja vai oferecer às pessoas.
Exclusividade é um termo do qual muitas pessoas do setor têm medo, mas também é um diferencial que faz muitas lojas serem as preferidas do público.
Crie uma persona ideal para a sua loja
Quem é a criança para quem sua loja quer vender? No marketing é muito comum o termo “persona”, que nada mais é do que imaginar a pessoa ideal para o seu negócio.
Exemplo: Você pode imaginar que a persona da sua loja é uma menina ou menino, de até 12 anos, que ama se divertir com os amigos e que, apesar da pouca idade, faz questão de escolher as próprias roupas.
Dar um nome a essa persona pode ser uma boa opção, e pode até haver mais de uma para sua loja.
Ter uma persona bem definida vai ajudar bastante sua loja nos ambientes on-line e físico.
Todo cliente ama promoção
Qualquer cliente adora uma promoção, porque é a oportunidade de comprar um produto que ele quer por um preço abaixo do normal. As promoções são ideais quando você precisa renovar seu estoque ou quando uma nova coleção será lançada e é preciso vender as peças restantes.
Loja virtual
Monte uma loja virtual
Aprender como vender roupa infantil pela internet é uma tarefa que requer planejamento, pois a loja on-line será um ponto de apoio para sua loja física. Você precisa oferecer a mesma experiência nos dois ambientes, ou seja, ter o mesmo estoque disponível, agilidade no atendimento, condições de vendas etc.
A principal mudança no ambiente on-line é que você vai precisar enviar os produtos à residência do cliente; também é importante estar sempre atento para tirar dúvidas e atendê-lo no ambiente digital.
Mesmo que você saiba que loja infantil dá lucro, é importante que, antes de abrir a sua, você faça uma pesquisa de mercado. Mas, calma, não precisa ser nada muito complexo: o ideal é que você saiba quem são seus principais concorrentes, quais os melhores fornecedores do mercado e quem são seus clientes.
Após essa etapa, você pode partir para escolher a ferramenta que abrigará sua loja virtual.
Venda pelo Instagram
O Instagram vem se consolidando como um marketplace, principalmente dos setores de vestuário e de tecnologia. Por isso, a rede social é uma ótima opção para você que está começando a montar sua loja virtual, quer “testar” o mercado e não sabe ainda a melhor forma de como vender roupa infantil na internet.
Nessa plataforma, as pessoas são atraídas pela imagem, então o interessante é que você promova seus produtos com fotografias profissionais e que mostrem a qualidade deles.
Disponibilizar o botão “comprar” nas peças que está vendendo e direcionar o cliente para sua loja virtual pode ser uma boa opção.
Dica: faça um Linktree com seus produtos e ponha na sua bio do Instagram.
Venda de roupa infantil: como escolher um bom fornecedor?
Escolher um ótimo fornecedor para sua loja é essencial para garantir produtos de qualidade e entregues no prazo. Não tenha pressa durante essa fase e pesquise bastante o melhor fornecedor para sua loja de roupa infantil. Também não deixe de criar uma boa relação com ele.
Fique atento se o fornecedor atende aos seus padrões de qualidade e inspecione as peças que você está comprando. É importante garantir que nenhuma peça seja posta à venda com algum tipo de defeito.
Como vender roupa infantil: aprenda com a Sun Place
Ano após ano o mercado comprova que, se você sabe como vender roupa infantil, você obtém lucro, pois essa é uma fase da vida em que a criança ou o pré-adolescente está em constante crescimento e precisa sempre de novas peças em seu guarda-roupa.
Então, se você tem alguma dúvida de como vender roupa infantil pela internet ou na sua loja física, é muito importante seguir essas dicas e estar sempre atento às mudanças do setor. Afinal, o sucesso da sua loja de roupas infantis só depende de você!
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Conheça a Sun Place
Atuamos no mercado desde 1990 e estamos presentes em 23 estados brasileiros. Nós contamos com um jeito descontraído de vestir os públicos BABY, KIDS e TEENS. Tudo isso ligado a uma família com tradição na confecção de jeans, sendo os precursores no município de Rio do Sul.
Com a missão de produzir produtos que contam com conforto, estilo e qualidade, temos também o objetivo de ser referência em gestão e moda jeans para crianças e jovens, com o foco no encantamento do cliente.
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