17 ago

Entenda o comportamento do consumidor e crie as melhores estratégias de vendas!

Se você está há muito tempo no mercado, já deve saber que o comportamento do consumidor pode interferir de forma significativa nas suas vendas.

Todo negócio tem como um dos seus principais objetivos, satisfazer os desejos e necessidades dos seus clientes, buscando o aumento da sua lucratividade. No entanto, para que de fato isso aconteça, é muito importante que você conheça o seu público.

No artigo de hoje que preparamos para você, vamos te mostrar um pouco mais sobre o que é o comportamento do consumidor, e como entendê-lo pode te ajudar a criar as melhores estratégias de vendas para o seu negócio.

Então, para saber mais, continue a sua leitura e tenha todas as informações que você precisa!

Você já sabe o que é comportamento do consumidor?

Antes de nos aprofundarmos mais no assunto e você saber o que fazer para criar as melhores estratégias para implementar na sua loja de acordo com o seu público, é muito importante que você entenda o significado desse conceito.

O comportamento do consumidor, nada mais é do que a soma de todas as percepções, atitudes e influências que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. Dessa forma, você pode estudar cada passo do cliente, entendendo qual a sua jornada e suas motivações.

De acordo com o autor do livro, “Administração de Marketing”, Philip Kotler, esse conceito é a chave para otimizar ou criar produtos e serviços, além de contribuir para a criação de políticas de preço e distribuição e elaboração de ações efetivas de marketing e vendas.

Contudo, para começar o seu estudo sobre o comportamento do consumidor, você precisa entender que existem diversas influências sociais que precisam ser levadas em consideração.

Os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor!

Como citamos acima, hoje contamos com inúmeros fatores que podem impactar de forma significativa o comportamento do seu cliente, podendo ocasionar resultados positivos ou negativos para as suas vendas.

Sendo assim, separamos para você quais são os principais:

  • Culturais;
  • Sociais;
  • Pessoais;
  • Psicológicos;
  • Situacionais;
  • Demográficos.
Dona de loja mexendo no computador

Com toda essa influência externa que pode interferir de forma significativa no comportamento do seu consumidor e consequentemente em suas vendas, mapear e compreender a jornada do seu cliente é fundamental para garantir um direcionamento das estratégias do seu negócio.

Sendo assim, o conhecimento do consumidor, alinhado às decisões tomadas a partir dele, origina um fluxo de vendas centrado no cliente, que é capaz de gerar experiências de compra muito mais completas e satisfatórias.

Como entender o comportamento do consumidor para criar as melhores estratégias de vendas?

Entender o seu consumidor, nem sempre é uma tarefa simples, principalmente por que cada um deles têm uma personalidade única e contam com os diversos fatores de influência que citamos no tópico acima.

Portanto, saber quais são as preferências, vontades e dores do seu consumidor, fará com que ele se interesse cada vez mais pela sua marca. Além disso, ao contar com informações concretas e confiáveis, você consegue:

  • Desenhar os melhores produtos e serviços para satisfazer as necessidades e as vontades do seu consumidor;
  • Decidir quais praças vão garantir ao consumidor melhor acesso aos seus produtos e serviços;
  • Decidir o preço para o seu produto ou serviço;
  • Encontrar o método de promoção mais eficiente para atrair consumidores;
  • Entender as principais motivações e fatores por trás da decisão de compra.

Após a pandemia, os consumidores mudaram a forma de se relacionar com as marcas. Hoje, eles prezam totalmente pela inovação. Dessa forma, acompanhar todas as novidades e tendências que estão surgindo no mercado e aderi-las a sua loja, também é uma ótima alternativa para começar a entender o que o seu cliente está buscando.

Crie as melhores estratégias de vendas com base no comportamento do consumidor!

Agora que você já sabe o que é o comportamento do consumidor, quais fatores que a influenciam na hora da compra e como entender as mudanças no comportamento dos seus clientes, temos certeza que ficou muito mais fácil criar a sua estratégia de vendas.

Sendo assim, com base em tudo o que foi lido até aqui, faça um estudo do seu público para entender a fundo suas motivações, desejos e dores. Para isso, vamos te dar algumas dicas de questionamentos que você deve fazer para entender ainda mais seu consumidor, como por exemplo:

  • O que o cliente pensa e sente?
  • O que ele vê?
  • O que ele ouve?
  • O que ele fala e faz?
  • Quais são seus medos e frustrações?
  • Quais são seus verdadeiros desejos e necessidades?
  • Quais são suas reações no processo de compra?

Com base nesse estudo, você pode criar a melhor estratégia e vender muito, atendendo todas as necessidades do seu cliente!

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