03 mar

O que são clientes recorrentes e por que são tão lucrativos para o seu negócio?

Muitos empreendedores, novos no segmento, se deparam com um dilema que, mais cedo ou mais tarde, vai afetar o seu negócio. Quando buscar mais clientes para a sua loja, e quando investir no engajamento dos clientes recorrentes?

Essa é a principal dúvida no caminho entre a sua loja e o sucesso de vendas que você pode alcançar. Por isso, preparamos este texto que vai mostrar para você, os detalhes do maior sonho de todos os lojistas.

Então, se você está pensando em quais serão os próximos passos da sua loja, continue a leitura e veja as vantagens de investir na fidelização e engajamento de clientes recorrentes. Boa leitura!

O que são clientes recorrentes?

Se você ainda não está familiarizado com esse conceito, precisamos começar pela definição do que seria um cliente recorrente, certo?

Pois bem, esse tipo de cliente se caracteriza pela constância entre as compras. Ou seja, são aqueles que desfrutam das vantagens da sua loja com certa regularidade.

Desse modo, são considerados extremamente valiosos, principalmente, pela receita gerada em todo o período que permanecerem fiéis a sua empresa.

Entretanto, é importante ressaltar que uma segunda compra, por exemplo, não faz do comprador da sua loja um cliente recorrente. É preciso se atentar à regularidade das compras, pois, somente assim você poderá encaixá-lo em uma nova categoria de consumidor.

Como você sabe, a recorrência de compras pode envolver diversos fatores. Caso você queira aumentar as suas vendas, é imprescindível que saiba como isso ocorre e a forma de implementar esses pontos na sua loja de roupas.

Por isso, separamos algumas práticas que podem te ajudar a entender mais sobre esse comportamento de consumo. Veja a seguir!

O que atrai um cliente como esse?

De fato, a fidelização de clientes é um processo que pode demorar. Mas, tenha certeza de que a periodicidade é algo muito benéfico para a sua empresa, como veremos ainda neste artigo.

Entretanto, existem alguns pontos que podem ajudar você a conquistar mais clientes recorrentes para o seu negócio. Entre eles, podemos citar:

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  1. Programa de fidelidade: recompense os clientes frequentes com descontos, brindes ou outras vantagens exclusivas.
  2. Oferecer um atendimento excepcional ao cliente: garanta que seus funcionários sejam amigáveis, acolhedores e capazes de resolver rapidamente quaisquer problemas.
  3. Investir em produtos de alta qualidade: invista em roupas de boa qualidade e atualize regularmente sua seleção para atender as tendências da moda.
  4. Estabelecer um processo de compra fácil: garanta que seu site seja fácil de usar e que as compras possam ser feitas de forma segura e rápida.
  5. Criar promoções exclusivas para clientes recorrentes: envie ofertas especiais e descontos exclusivos para seus clientes inscritos.
  6. Invista em um fórum ou comunidade on-line: permita que os clientes compartilhem suas opiniões e sugestões, e responda a elas rapidamente.
  7. Trabalhar com um sistema de garantia de satisfação: assegure aos seus clientes que eles podem trocar ou devolver itens sem problemas.
  8. Oferecer serviços de pós-venda excepcionais: responda rapidamente a quaisquer perguntas ou preocupações dos clientes após a compra.

Um conjunto de características positivas, é a melhor forma de transformar um simples comprador ocasional, em um cliente que sempre estará disposto a comprar os seus produtos.

Você, com certeza, já ouviu a expressão: a primeira impressão é a que vale. Basicamente, conquistar o cliente e torná-lo recorrente é algo que funciona como estender uma boa primeira impressão.

Assim, você garante que ele sempre vai considerar a sua loja como primeira opção para suas compras.

Mas, como os clientes recorrentes podem ser vantajosos para a sua empresa?

É isso que vamos descobrir no próximo tópico. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

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Vantagens de contar com clientes recorrentes

Você pode até ter muitos clientes, mas, pode ter percebido que boa parte das pessoas não volta a fechar negócio com a sua loja. Afinal, por que isso acontece?

Assim como existem vários fatores que contribuem para atrair e fidelizar clientes, muitos podem resultar em compras esporádicas.

Os principais, sem sombra de dúvidas, são: o preço e qualidade das peças. Por isso, contar com itens de qualidade e com valor competitivo, é fundamental para a sua loja. Afinal, através da união dos pontos citados aqui neste artigo, você conquistará:

Receita equilibrada

Clientes recorrentes são uma fonte confiável de renda para sua loja, o que pode ajudar a estabilizar suas finanças.

Menor custo de aquisição de clientes

É muito mais barato manter um cliente atual do que conquistar um novo, então, isso pode reduzir seus custos de marketing.

Feedbacks valiosos

Clientes recorrentes são mais propensos a fornecer feedbacks honestos e construtivos sobre sua loja e seus produtos, o que pode ajudá-lo a melhorar suas ofertas e atendimento.

Maior lealdade

Quando um cliente compra de sua loja com frequência, ele está mostrando lealdade e confiança em sua marca, o que pode ajudá-lo a construir uma base de clientes fiéis.

Oportunidade de upselling

Esse tipo de cliente conhece e confia em sua loja, o que o torna mais propenso a comprar produtos complementares ou de preço mais elevado.

Referências de boca a boca

Compradores satisfeitos têm tendência a recomendar sua loja a outras pessoas, o que pode ajudá-lo a aumentar o número de novos clientes.

Relacionamento de longo prazo

Ao fidelizar seus clientes, você está construindo relacionamentos de longo prazo que podem durar anos ou até mesmo décadas, o que é incrivelmente valioso para o sucesso da sua loja.

Agora, você está pronto para ter mais clientes recorrentes na sua loja!

Com tudo isso esclarecido, você sabe o que fazer para fidelizar os seus clientes e como isso pode ser vantajoso para a sua loja, certo?

Por isso, chegou a hora de entender ainda mais sobre as melhores práticas de gestão para conquistar mais clientes recorrentes para o seu negócio. Para se manter atualizado sobre todas as novidades do mundo da moda, com inúmeras dicas para a sua loja, você precisa acompanhar o nosso blog.

Mas, você pode ter tudo isso, em primeira mão, lá nas nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn ou Instagram). Siga a gente e fique por dentro de tudo!

Até a próxima!