Reposição de estoque: veja como preparar a sua loja de roupas para o inverno
Reposição de estoque: veja como preparar a sua loja de roupas para o inverno
Num piscar de olhos o inverno já vai chegar. Será que sua loja está preparada para recebê-lo e vender muito nessa estação? Se a sua resposta foi “não”, neste conteúdo vamos te dar todas as dicas que você precisa sobre reposição de estoque.
Crianças estão em constante crescimento e perdendo roupas por, simplesmente, não servirem mais, o que faz com que a sua loja de peças infantis tenha sempre um ótimo giro de clientes.
Mas, para garantir de fato os seus lucros, você precisa se planejar de forma rentável, e evitar peças encalhadas no final da estação.
Então, se você deseja saber mais, continue a sua leitura e tenha todas as informações de que precisa para fazer a melhor reposição de estoque.
A reposição de estoque pode afetar diretamente a sua saúde financeira
Ao contrário do que muitos pensam, a reposição de estoque está totalmente ligada aos lucros da sua loja.
Apesar de parecer uma tarefa simples, se esse serviço não for executado da forma correta, realizá-lo em sua loja pode tornar-se um dos seus maiores desafios.
Ao chegar em uma arara de roupas ou ver as peças expostas, o cliente precisa encontrar tudo aquilo que ele precisa, principalmente, se for um consumidor recorrente.
Sendo assim, toda a sua estratégia deve ser feita visando que nenhum capital investido seja impulsionado para produtos parados na prateleira ou pela falta deles, fazendo com que você perca vendas.
Por isso, ao realizar a sua reposição de estoque, fique atento ao aproveitamento de recursos. Adquirindo a quantidade ideal para o seu negócio.
Então, uma medida que pode ser tomada para conquistar melhor resultado, é preparar um inventário antes de fazer a reposição.
Prepare a sua loja para o inverno com a melhor reposição de estoque
Essa tarefa é uma das responsabilidades mais importantes nas lojas de roupas, em especial quando falamos em troca de estação.
Sendo assim, é preciso que o seu negócio esteja, de fato, preparado para receber os seus consumidores.
Confira agora, as melhores dicas para garantir os seus objetivos.
Planeje-se com antecedência
Antes de pensar no seu estoque de inverno, pesquise sobre a economia, tendências de consumo, de moda e muito mais.
Além disso, analisar as previsões meteorológicas é essencial, tendo em vista que você precisa saber se o inverno será mais rigoroso ou não. Dessa forma, saberá quais serão as peças ideais para adquirir na estação.
Outra coisa que precisa ser levada em conta é: que peças de inverno, em geral, ocupam mais espaço. Por isso, confira a capacidade do seu estoque antes de realizar suas compras.
Classifique seus produtos e defina a quantidade
Outra dica importantíssima, é selecionar os produtos que serão adquiridos, levando em consideração: gênero; tamanho, modelagens, tecidos, cores e muito mais.
Quanto maior a quantidade de critérios definidos, mais fácil será escolher as peças para a sua loja de roupas.
Depois, escolha a quantidade de cada item, variando de acordo com a rotatividade de determinados produtos no seu negócio.
Escolha roupas de qualidade
Além de garantir peças com um ótimo custo-benefício, uma característica que deve vir em primeiro lugar, é a qualidade do produto que está sendo adquirido.
Dessa forma, antes de fazer sua reposição de estoque, leve sempre em conta que a compra de um cliente está relacionada ao valor agregado e não apenas ao preço.
Portanto, compre suas peças de inverno com fornecedores que, além de oferecerem os melhores benefícios garantam itens premium para a sua prateleira.
Faça o controle do seu estoque
E por fim, a parte mais importante, o controle do seu estoque de roupas de inverno.
Conforme você leu nas dicas que demos até o momento, já foi possível perceber que uma boa reposição de estoque, só se dá por completa se for feita com base em planejamentos e análises.
Dessa forma, com o controle do mesmo, não poderia ser diferente. Nesse momento, é essencial que você tenha uma planilha com atualizações constantes da entrada e saída de peças, contendo informações simples, como: código do produto, quantidade e preço.
Ter esse controle, é essencial para fazer suas reposições com uma maior segurança e saber aquilo que está agregando mais valor em suas vendas.
Erros que você deve evitar ao realizar a reposição de estoque!
Como falamos ao longo desse artigo, apesar de parecer uma tarefa fácil, se não tiver a atenção correta, pequenos erros em uma reposição de estoque, podem causar sérios danos em seu orçamento.
Sendo assim, separamos aqui, algumas das principais falhas que são cometidas na hora de fazer uma reposição de estoque, para que você possa evitá-las. São elas:
- Excesso de estoque;
- Falta de peças no estoque;
- Problemas de sazonalidade;
- Falta de inventário;
- Não estudar o comportamento do seu público-alvo;
- Não investir em um software de gestão para te ajudar.
E não podemos esquecer que, não investir em um software de gestão para te ajudar, pode ser um erro e tanto.
Com ele, além de facilitar o seu dia a dia, você pode agilizar a sua reposição de estoque com o apoio de fornecedores que oferecem soluções inovadoras no mercado.
Dessa forma, torna-se possível aumentar a sua rede de fornecimento de peças e contar com parceiros que ofereçam vendas online.
Não abra mão das melhores novidades do mercado para a sua reposição de estoque!
E por fim, não podíamos deixar de te dar essa dica extra para garantir os melhores produtos para o seu estoque!
Estar sempre de olho nas novidades e tendências do mercado é um dos principais fatores para não errar na hora de adquirir peças para revenda em sua loja de roupa.
Saiba quais são as maiores novidades e os itens que os ícones da moda e influenciadores estão usando. Dessa forma, fica muito mais fácil para chamar a atenção dos consumidores e concretizar boas vendas.
Mas lembre-se: dívida sua atenção entre as tendências e os produtos clássicos, que nunca saem de moda!
Esperamos que todas as dicas que demos ao longo desse texto, tenha te ajudado para que realize a melhor gestão de estoque e garanta os seus lucros nas vendas de inverno.
Se gostou desse conteúdo e deseja ler mais artigos como esse, acesse o nosso blog e tenha mais informações sobre o universo da moda e administração de loja de roupas.