7 técnicas de fechamento de vendas para lojas de moda infantil

08 fev

7 técnicas de fechamento de vendas para lojas de moda infantil

A dificuldade para fechar vendas pode ser um grande obstáculo para donos de lojas de roupas. Por isso, é fundamental conhecer as técnicas de fechamento de vendas para que os lojistas possam aplicar no negócio para alavancar os lucros.

Em certas situações, uma frase pode fazer a diferença na hora de o cliente decidir se vai comprar ou não um produto, e para as lojas de roupas jeans para o público infantil, não é diferente.

Por isso, selecionamos 7 técnicas de fechamento de vendas para que você se estabeleça como um revendedor de peças jeans kids e teens de sucesso no mercado e ganhe a confiança dos clientes. Confira!

Técnicas de fechamento de vendas: o que são?

Quando o cliente realiza o pagamento, todo o esforço do vendedor se converte em ganhos comerciais: esse é o tão esperado fechamento de venda.

Esse é o desfecho que todo vendedor deseja alcançar, mas nem sempre acontece. Isso pode ocorrer por diversos fatores, mas o fato é que o desfecho da venda depende de toda a relação que foi construída com o cliente antes do pagamento.

Motivações distintas podem influenciar a escolha final do consumidor e atrapalhar a concretização das vendas. Por isso, as técnicas de fechamento são ferramentas que podem ser estrategicamente utilizadas em cada situação para incentivar a decisão pela compra.

Além disso, adaptando as técnicas para cada realidade, os vendedores podem até mesmo reverter situações problemáticas e quebrar objeções, mantendo e trazendo clientes.

Para entender melhor como aplicar essas estratégias, é essencial conhecer o funil de vendas. Veja a seguir.

Entenda como funciona o funil de vendas

Por meio da representação do funil de vendas é possível acompanhar o cliente desde o primeiro contato até o pós-venda.

Normalmente, várias pessoas demonstram interesse e/ou entram em contato com sua loja (topo do funil), mas um número bem menor acaba, de fato, se tornando cliente (fundo do funil).

Portanto, cabe a você fazer uso de estratégias para que os seus leads (clientes em potencial) percorram o funil de vendas de forma otimizada e, assim, comprem as peças da sua loja.

De forma geral, o funil de vendas tem três etapas:

  • Topo – O lead ainda não conhece a empresa. Para esse estágio, devem ser desenvolvidas estratégias para atrair novos clientes em potencial e qualificar os leads existentes.
  • Meio – Identificar quais são os problemas dos clientes em potencial e apresentar as soluções que o produto ou serviço oferece ao lead.
  • Fundo – Os vendedores devem fazer uso de técnicas para transformar oportunidades em vendas e leads em clientes.

Em cada estágio do funil é possível identificar a taxa de conversão entre elas, avaliar o que pode ser otimizado e estabelecer metas de vendas realistas.

Por que usar as técnicas de fechamento de vendas?

As técnicas de fechamento de vendas servem não só para vender o produto, mas para entender e fidelizar o cliente, para que ele se torne um consumidor recorrente.

Entre as vantagens estão reestruturar os processos de vendas com base em técnicas que melhoram o atendimento, o tempo de resposta, a qualidade das informações apresentadas, a relação de confiança com os clientes e ter o poder de gerar resultados positivos.

Quer entender melhor o tema? Listamos algumas técnicas de fechamento de vendas para você usar nas suas negociações e vender mais.

7 técnicas de fechamento de vendas para lojas de moda infantil e teen

Agora que você entendeu o que são as técnicas de fechamento de vendas, veja como criar um relacionamento positivo com os clientes e concretizar as vendas. Acompanhe a seguir.

1 – Flexibilidade de atendimento

Cada pessoa tem uma rotina. Por isso, é importante oferecer meios e horários de atendimento que contemplem a maior quantidade de clientes (se possível).

Faça uso de ferramentas digitais como WhatsApp e Telegram para atender os clientes, enviar vídeos, fotos, áudios e mensagens de texto.

O tradicional telefone para contato pode surpreender. Tenha sempre um número disponível para fazer e receber ligações, e desenvolva scripts e roteiros para atendimento no telefone.

2 – Conheça bem o seu produto

Mantenha-se atualizado sobre as especificações técnicas das peças, as tendências da moda e as vantagens das roupas jeans para crianças e adolescentes.

Por exemplo, as peças da Sun Place são confeccionadas para garantir o conforto durante o uso, sobretudo nas peças jeans para bebês, assim como garantir uma maior durabilidade das roupas. Então, ao apresentar essas peças ao cliente, o vendedor deve evidenciar esses benefícios.

3 – Saiba que o seu cliente deseja

Um bom lojista deve conhecer o cliente para apresentar os produtos certos. Assim, prepare materiais de apresentação das suas peças de acordo com os diferentes perfis de consumidor.

Por exemplo, se uma mãe procura por roupas para o filho adolescente, você pode conduzir o atendimento para saber se ela tem outros filhos. Com isso, você poderá oferecer combos de peças jeans para esse filho ou para mais de uma criança.

Além disso, apresente uma variedade de peças. Não se limite a mostrar apenas o que o cliente pergunta.

Nos casos em que a sua loja não tenha exatamente o que o cliente procura, prepare-se para entender se o cliente tem outras necessidades. Com isso, você poderá mostrar outras opções.

4 – Perguntas fechadas

Elabore scripts de atendimento com base nas necessidades dos seus clientes. Para isso, estude o seu público. Você pode salvar as conversas no aplicativo de mensagem e registrar os pontos que te chamam mais atenção nos atendimentos presenciais.

Então, selecione perguntas que possam ser respondidas com “sim” ou “não”. Como por exemplo: “seu filho costuma brincar em locais abertos como parques e quadras?”, “o seu filho já teve alergia a algum tecido jeans?”.

A partir das respostas, você pode apresentar opções personalizadas e focar nas características dos seus produtos.

5 – Oportunidade de comprar

O valor das peças também está relacionado às oportunidades únicas que o cliente tem de adquiri-las. Se você tem poucas peças do mesmo modelo no estoque, pode enfatizar a exclusividade do item, reforçando que dificilmente alguém terá uma roupa igual.

Além disso, você pode criar combos e promoções em épocas especiais como Dia das Crianças e Natal, com descontos e formas de pagamento facilitadas.

6 – Apresentação dos valores

Não é por acaso que muitas lojas e vendedores utilizam sempre preços com “9” no final. Em vez de informar que determinada calça jeans infantil custa R$ 100, opte por falar ou escrever que o valor é R$ 99. Pode parecer simples, mas essa técnica passa a impressão de que o preço é menor.

Além disso, evite apresentar imediatamente o valor total. Enfatize primeiro as qualidades da peça e as parcelas mensais. Por exemplo, uma compra no valor total de R$ 250,00, caso você trabalhe com parcelamento, pode dizer que ficou por apenas R$ 83,30 por três meses.

Um lembrete importante: não omita o valor da peça ou minta a respeito de alguma informação importante para a compra. Seja honesto sempre.

7 – Venda a solução

Você pode gravar vídeos e tirar fotos das roupas de clientes que comprar com você para demonstrar o estilo, a qualidade e o conforto das peças. Dessa forma, será possível apresentar uma ideia mais aproximada da melhor modelagem e tamanho.

Existem muitas lojas que vendem roupas, por que o seu cliente deve comprar as suas peças? Apresente os diferenciais dos seus produtos, registre depoimentos positivos e utilize-os de forma estratégica durante as negociações.

Gostou das nossas técnicas de fechamento de vendas? Agora que chegamos até aqui, vamos te dar uma dica bônus: para ter segurança ao colocar todas as técnicas em prática, é fundamental trabalhar com peças de qualidade premium alinhadas às tendências de moda teen e kids.

A Sun Place investe nas tendências mais usadas pelo público infantil e adolescente, criando coleções semestrais inovadoras, com foco na qualidade e no conforto das roupas jeans. Entre em contato conosco e saiba mais.

Conheça a Sun Place

Atuando no mercado desde 1990 e presente em 23 estados brasileiros, somos uma empresa que conta com um jeito descontraído de vestir os públicos BABY, KIDS e TEEN. Tudo isso ligado a uma família com tradição na confecção de jeans, sendo a empresa pioneira da moda jeans infantil no município de Rio do Sul.

Com a missão de produzir produtos que contam com conforto, estilo e qualidade, temos também o objetivo de ser referência em gestão e moda jeans para crianças e jovens com foco no encantamento e satisfação do cliente.

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