Técnicas de vitrinismo para atrair mais clientes para sua loja de roupas infantis
Técnicas de vitrinismo para atrair mais clientes para sua loja de roupas infantis
Se você é lojista, provavelmente já deve saber o poder que uma vitrine bem planejada tem. Por isso, contar com técnicas de vitrinismo, é essencial para impactar de forma positiva os seus possíveis clientes.
Todos os elementos dentro de uma vitrine, não estão ali por acaso. Cada detalhe deve ser pensado para atrair a atenção de quem passa em frente da sua loja.
O vitrinismo é uma das estratégias mais conhecidas quando falamos em visual merchandising, e usa táticas de decoração para atrair clientes, estimulando a chance de compra por impulso. Dessa forma, ele pode aumentar, significativamente, a sua margem de lucro.
Então, se você deseja saber mais sobre técnicas de vitrinismo, continue a leitura desse artigo e descubra um dos principais meios de fazer o seu faturamento crescer.
O que é vitrinismo?
Essa técnica, é uma ação que está ligada ao visual merchandising de uma marca. Porém, apesar de estarem ligados, eles não são a mesma coisa!
O vitrinismo, nada mais é do que uma estratégia do setor varejista, que utiliza os diversos recursos como forma de incentivar as pessoas a comprarem mais no comércio.
Ou seja, diz respeito a apresentação dos produtos e serviços, e aos aspectos visuais expostos ao público.
Dessa forma, a vitrine pode ser considerada como uma das principais ferramentas do visual merchandising.
O poder das técnicas de vitrinismo
A vitrine de uma loja, é o primeiro contato da marca com o cliente. Além dela funcionar como um instrumento de atração, a mesma precisa contar uma história de valorização do seu produto.
É por meio da vitrine que o consumidor se encanta pela peça e se interessa em entrar na loja.
De acordo com pesquisas, um cliente leva cerca de 2,5 segundos para olhar uma vitrine. Apesar do pouco tempo, ela é capaz de influenciar 80% das compras no Brasil.
Por isso, é de muita importância desenvolver técnicas para elaborar uma ótima vitrine.
Para todo empreendedor, convencer o consumidor a entrar em sua loja, e converter essa visita em venda, é um desafio e tanto. Dessa forma, existem algumas práticas indispensáveis para alcançar esse objetivo.
Confira a seguir, algumas dicas de vitrinismo que separamos especialmente para te ajudar nesse processo.
5 técnicas de vitrinismo que você precisa seguir!
Agora que você já conhece mais sobre o vitrinismo e qual a sua importância em uma loja de roupas, é importante conhecer quais os conceitos que devem ser usados para fazê-lo da melhor forma.
Antes de montar a sua vitrine, é necessário elaborar um planejamento de ações, para guiar todo o seu processo. Confira algumas dicas do que deve ser feito:
Simplicidade é tudo
Quando falamos em experiência do vitrinismo, é necessário entender que menos é mais.
A exposição reduzida de itens, é o que torna essa tática mais interessante aos olhos dos clientes. Pois, garante o maior foco no produto que está em exibição.
Critérios de exposição
Uma boa vitrine precisa contar com produtos estratégicos, que convençam o seu cliente a entrar na loja.
É recomendado, por exemplo, expor aqueles que mais representam a sua marca, indicando bons exemplos de qualidade das vendas realizadas para os seus clientes.
Na exposição, também é muito importante analisar a forma como suas peças estão distribuídas. O layout recomendado é em uma altura, mais ou menos, de 1,60 m do piso da vitrine.
E, de forma alguma, exponha as suas peças no chão. Pois, isso pode desvalorizá-las.
Defina tempo para as exposições
De um modo geral, não existe nenhum tempo específico para exposição dos seus produtos na vitrine. No entanto, o que chega mais perto de uma recomendação, é que ela seja feita entre 15 e 30 dias.
Mesmo que o seu objetivo seja manter algumas peças por um prazo maior, é indicado que alguns itens sejam trocados. Dessa forma, você passa um ar de que sempre tem novidades em sua loja.
Garanta uma boa iluminação
Ao contrário do que muitos pensam, a iluminação é um dos fatores cruciais em uma vitrine. Pois, se feita da forma correta, a mesma favorece os itens que estão sendo expostos.
O direcionamento da luz deve ser feito de uma forma que conduza o olhar do consumidor até o produto.
Por isso, é necessário muito cuidado na hora de realizar essa prática.
Outra dica é tomar muito cuidado para que a sua vitrine não fique muito escura e nem muito clara. Opte por uma iluminação que ofereça bem-estar aos olhos de quem a observa.
Foque em itens atrativos para o público
Por maior que seja a sua vitrine, sempre deve haver um produto de destaque. Aquele que seja mais atrativo para o seu público.
O item destacado deve estar de acordo com o tema escolhido para a vitrine e pode até ser um dos produtos mais caros da sua loja.
Sendo assim, o consumidor vai considerá-lo mais importante, e não se incomodará em gastar um pouco mais naquela peça.
Por isso, evidenciá-la de forma positiva e atrativa, vai fazer com que seja despertada uma atenção maior do consumidor.
As técnicas de vitrinismo são apenas para lojas de roupas?
Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores. Pois, em geral, as empresas que mais aproveitam o uso de técnicas de vitrinismo, são as lojas de roupas.
Mas, respondendo a essa pergunta, essas estratégias não são únicas e exclusivas desse segmento de comércio, muito pelo contrário.
Sendo assim, diversos tipos de comércios podem usar essa técnica. Todas as empresas que precisam expor os seus produtos, podem investir em vitrinismo.
Partindo dessas dicas que te demos hoje, cabe à sua criatividade inovar na hora de colocá-las em prática.
Uma boa ideia, é aproveitar o calendário de datas comemorativas do Brasil para criar as suas vitrines, isso pode trazer ótimos resultados para você.
Com essas dicas, temos certeza de que agora você está pronto para aumentar os seus lucros com técnicas de vitrinismo.
Se você gostou dessas táticas que te ensinamos hoje, continue nos acompanhando em nosso blog e fique sempre por dentro das novidades para movimentar sua loja e vender muito mais.