Como fidelizar clientes: 7 dicas práticas e simples
Como fidelizar clientes: 7 dicas práticas e simples
Se você tem uma loja de jeans para o público infantojuvenil e deseja construir um negócio sustentável e rentável, precisa entender a importância de como fidelizar clientes.
Afinal, você reduz custos com marketing, constrói uma marca sólida e passa na frente da concorrência.
Contudo, a maioria dos estabelecimentos, por desconhecer essas vantagens, se preocupa apenas em atrair clientes em vez de focar na fidelização.
Neste artigo vamos ensinar o passo a passo prático de como fidelizar clientes e ter sempre a sua loja de moda infantojuvenil cheia.
Por que fidelizar os clientes deve ser uma ação importante dentro da sua loja?
Como disse o grande Philip Kotler, professor universitário estadunidense:
“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.”
Antes de um cliente novo adquirir seu produto, existe uma série de fatores envolvidos, como campanhas de marketing, negociação, convencimento, entre outros, que demandam dinheiro, esforço e tempo da equipe.
Em contrapartida, quando você sabe como fidelizar os clientes, eles não precisam de muito para comprar novamente e ainda indicam sua loja para outras pessoas.
Então, reduzir os custos de operação é um dos motivos, mas não o único.
Além disso, existem dezenas de lojas infantis no mercado, e a fidelização ajuda a não abrir muito espaço para a concorrência.
Afinal, se um cliente compra com você e gosta realmente do produto, ele sempre vai voltar para uma nova compra, ainda que existam outras opções.
O que de fato fideliza um cliente?
Deve ter, sem dúvidas, algum estabelecimento que você não troca por nada. Pode ser uma sorveteria, uma borracharia, uma barbearia, entre outros.
Você sabe o que o faz voltar a esse local sempre?
Separamos alguns possíveis fatores:
Qualidade do produto
De todos os fatores, esse é um dos mais importantes.
Afinal, não adianta ter uma boa estratégia de marketing, atendimento satisfatório, entre outras coisas se a qualidade do produto for ruim. Produto de baixa qualidade afasta os clientes.
Bom atendimento
Quem nunca foi mal atendido em um estabelecimento e prometeu nunca mais voltar?
Acredite: um bom atendimento faz toda diferença.
Grandes empresas, como a Amazon e o Nubank, contam com esse diferencial para passar na frente dos concorrentes.
Diferencial
Qual característica sua marca possui que nenhuma outra tem?
Sua loja precisa ter um diferencial no mercado, pode ser até oferecer cafezinho ao cliente, mas precisa ter algo de diferente.
Branding
Branding é o reconhecimento de marca, ou seja, como a sua marca é percebida no mercado.
São exemplos de branding cores impactantes, slogan, tom de voz e outros aspectos relacionados à comunicação da empresa.
A Apple é uma empresa que utiliza branding de forma marcante para captar clientes; com isso, consegue a fidelização dos consumidores. Quem compra um celular da marca tende a adquirir outro aparelho posteriormente.
Outros fatores de fidelização
Além dos aspectos que citamos, podemos falar de outros pontos, como:
- aproximação com o cliente
- entender as necessidades
- agilidade e produtividade da equipe
- boa comunicação
- aparência da loja
7 dicas de como fidelizar clientes de loja infantil
Saber fidelizar clientes não é tão complicado. Como falamos, agradar a um consumidor antigo é mais fácil do que conquistar um cliente novo.
E temos algumas dicas boas que vão ajudar. Confira!
1. Ofereça bom atendimento
O atendimento é o caminho mais simples para fidelização do cliente. Afinal, não custa nada, é simples e faz toda a diferença.
E como prestar um bom atendimento?
É preciso saber escutar o cliente para estar atento às necessidades dele e buscar personalizar melhor a abordagem.
Veja algumas dicas:
- mostre-se disponível e evite dispersão com conversa paralela ou celular
- seja simpático e sorria sempre
- entenda suas principais objeções e como contorná-las
- capacite a equipe de atendimento
- cuidado para não ser muito insistente
2. Entenda os públicos da loja
Quando estamos falando de uma loja de roupas para o público infantojuvenil, um passo importante para fidelizar clientes é conhecer bem os dois públicos: os pais (adultos) e os filhos (crianças).
Os filhos, apesar de não terem o poder de compra, são os que decidem e convencem os pais a comprar uma peça. Por isso, você precisa entender o que eles buscam, sabendo, por exemplo, quais roupas estão na moda no momento.
Além disso, o responsável pela criança é quem decide o que vai comprar. Com os pais, é importante você se preocupar com aspectos como a qualidade do atendimento e a organização visual da loja.
Lembre-se sempre: conheça o seu público e esteja sempre por dentro do que os clientes querem.
3. Trabalhe o pós-venda
O processo de venda não acaba após o cliente pagar o produto. É preciso se preocupar ainda em oferecer um bom pós-venda.
Essa é uma etapa essencial para o processo de fidelização dos clientes, pois mostra que você está, de fato, preocupado com a qualidade da entrega e não apenas em vender a mercadoria.
Algumas dicas interessantes são:
- lembre-se de datas especiais, como Dia das Mães e Dia das Crianças
- informe as novidades da loja
- invista no marketing de conteúdo
- dê descontos exclusivos
4. Busque qualidade sempre
Como falamos, todas essas estratégias de fidelização não serão suficientes se os seus produtos não atenderem às necessidades dos clientes.
Por exemplo, se uma mãe compra uma blusa para a criança e o material desgasta em duas lavagens, é improvável que ela volte a comprar novamente na loja.
Então, ainda que custem um pouco mais, preze sempre pela qualidade dos produtos.
5. Sistema de fidelização
Um programa de recompensas é uma maneira bem eficaz de fidelizar clientes.
Você pode, por exemplo, criar um sistema de pontos: se o cliente comprar X valor ou X quantidade de peças, ganha um brinde exclusivo.
Ou, então, caso o cliente indique a empresa a um amigo, ele ganha 5% de desconto na próxima compra.
Existem diversas formas de como fidelizar clientes por meio de recompensa. Você só precisa entender qual estratégia faz mais sentido para a sua loja.
6. Trabalhe o branding
Conexão é um conceito-chave para a fidelização. Você precisa construir uma comunidade ao redor da sua marca e estimular o engajamento de seus clientes.
Para isso, você deve:
- criar perfis nas redes sociais e criar conteúdo
- pedir a participação dos clientes em decisões da marca, como a próxima coleção
- assumir um posicionamento estratégico
- criar o slogan da marca
- deixar bem claros os valores, a missão e o propósito da marca
7. Dê sempre algo a mais
Conhecido como overdelivery, a prática consiste em superar as expectativas do cliente. É uma boa forma de fidelizar clientes.
Não precisa ser algo muito elaborado. Pode ser, por exemplo, uma garantia estendida ou um bilhete escrito à mão.
É apenas uma lembrança para melhorar a experiência de compra.
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